Como abrir uma fechadura

31-03-2019

As fechaduras de uma porta proporcionam segurança e paz de espírito, mas também se podem tornar irritantes quando deixam de funcionar ou quando acidentalmente deixamos as chaves no lado errado. Confira estas dicas para aprender vários métodos como abrir uma fechadura trancada.

Pense no óbvio

Raciocine e pense nas coisas mais óbvias. Toque à porta para ver se está alguém em casa, verifique se não tem a chave consigo. Às vezes, por distracção, as pessoas esquecem-se que têm a chave. Seja inteligente a abordar o problema, antes de partir para uma alternativa mais drástica.

Como abrir uma fechadura trancada

A maioria das portas de bloqueio interiores fabricadas nas últimas décadas, utiliza um tipo especial de maçaneta que permite que a porta seja aberta, no caso de esta ficar bloqueada por acidente. Verifique se a sua porta tem um buraco pequeno, redondo no centro. Compre um conjunto de chaves hexagonais ou "Allen". Encaixe a ponta mais longa da chave no orifício da maçaneta. Empurre-a em linha recta, ao mesmo tempo que a move para a frente e para trás. Quando começar a sentir alguma "força", gire a chave para abrir a porta.

Como abrir uma porta trancada com chave de fenda

Se a maçaneta da porta está encravada na posição de bloqueio, o melhor será retirar a maçaneta e substituí-la por uma nova. Encontre o lado da maçaneta que tem parafusos, use uma chave de fendas apropriada para soltar o manípulo. Tire medidas ao buraco da porta e compre um novo puxador. Depois de instalar o manípulo, teste-o e verifique se este funciona.

Como abrir uma porta trancada com cartão de credito

Este truque muito popular resulta cada vez menos nas portas modernas, mas ainda assim é uma maneira útil para entrar numa casa com portas antigas. Enfie o cartão entre a moldura da porta e o lado do fecho, um pouco acima, onde o bloqueio entra no quatro. De forma lenta, mas firmemente, puxe o cartão para si enquanto gira o manípulo. Se tiver sorte, (ou alguma persistência) o trinco da porta vai abrir, desde que mantenha o cartão entre a cavilha e o orifício. Obviamente que este truque não funciona se a tranca estiver activada. Tenha em atenção que pode danificar o cartão durante o processo.

Como abrir uma porta com um clip

Para desbloquear uma porta com um clipe de papel, tem que dobrar o clipe para que este fique afiado em uma das pontas. Depois basta colocar o clipe na fechadura e tentar movê-lo para a direita. Se isso não resultar, tente movê-lo para a esquerda até conseguir mover o mecanismo interno. Assim que conseguir rodar o clipe no sentido dos ponteiros do relógio, a porta vai abrir.

Use a força arrombar porta

Numa situação de emergência, por vezes a única opção é forçar a abertura da fechadura. Esteja ciente que vai estragar a moldura, a fechadura e muitas vezes a própria porta. Também é fisicamente perigoso e este método só deve ser usado como último recurso. Fique numa posição sólida, directamente frente à porta, com os pés mais ou menos alinhados com os ombros e dobre ligeiramente os joelhos. Levante a sua perna dominante à altura do joelho. "Chute" a fechadura com a parte inferior do seu pé. Avance com a sua perna, para que a sua planta do pé bata precisamente no mecanismo de bloqueio. Este é a forma mais segura de atingir uma porta. Não tente bater com o ombro. Continue a dar "pontapés" até que a fechadura comece a apresentar rupturas. 

Se não conseguir conte com a abertura de portas 24h